quinta-feira, 7 de abril de 2011

Chachachá

O Cha Cha Cha é uma derivações de duas danças latino-americanas, Danzonette (Porto Rico) e o Danzon (Cuba). Recebe influências do ancestral Chonque, que é a base da Rumba e do Cha cha cha ou seja, uma mistura de ritmos Africano com a guitarra espanhola.
O nascimento deste ritmo deu-se em Cuba, em 1951, quando o compositor e violinista cubano Enrique Jorrín ouviu o ressoar dos sapatos dos bailarinos a bater no soalho e lhe pareceu ouvir “cha-cha-cha”, foi então que tentaram seguir este “novo ritmo”, que foi chamado simplesmente de “mambo-rumba”- e assim nasceu o cha-cha-cha. Tendo o seu ascendente mais directo o Mambo.


Em 1952, Pierre Lavelle, que ajudou a formar a Imperial Sociedade de Professores de Dança, viajou para Cuba para descobrir a dança latina, na altura ele procurava informações da rumba e do mambo. Foi a partir daqui que o cha cha cha foi transportado para a Europa e transformado em dança de salão. A partir de então este ritmo misturou-se com todo tipo de músicas, mas sempre com a batida do guiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário